segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

CIÊNCIAS DA NATUREZA

Relatório de Actividade Experimental
Tema: Dissecação de um peixe.

Objectivo: Estudar a morfologia do Sistema Respiratório de um cordado vertebrado osteícte (peixe ósseo).

Introdução: Os peixes são um dos grupos mais antigos de vertebrados. Pertencem ao filo Chordata (cordados), vivem em ambiente aquático e apresentam uma grande variedade de tamanhos, formas e espécies.
São divididos de acordo com o tipo de esqueleto: Osteichthyes – possuem o esqueleto ósseo e os Chondrichthyes – possuem o esqueleto cartilaginoso.
Respiram através de brânquias. O peixe estudado tem como nome popular truta.

Material Utilizado: - Bandeja de dissecação
                                 - Luva cirúrgica
                                 - Tesoura   
                                 - Pinça
                                 - Bisturi
                                 - Truta
Procedimento:

1 – vestimos duas luvas cirúrgicas e pegamos no peixe;
2 - Prestamos atenção aos movimentos da boca e dos opérculos;
3 – Introduzimos o bisturi na boca do peixe morto;
4 – Com a pinça, levantamos o opérculo e contamos o número de brânquias.

Observação e conclusão: Antes de começar a dissecação observamos que a truta estava pouco fresca, pois as brânquias estavam vermelho escuro e os olhos um pouco baços.
Observamos que a truta tem 2 opérculos e 4 pares de brânquias. As brânquias são constituídas por filamentos branquiais muito finos encontrando-se presos a um arco ósseo.
Também observamos que a água entra pela boca, banha as brânquias e sai pela fenda opercular.
Concluímos que a hematose nos peixes se faz nas brânquias, quando a água dá oxigénio às brânquias e estas lhe dão o dióxido de carbono.
Procedimento 3
Procedimento 4











Comentários dos alunos:
Adriana, Andreia e Marcelo: “Foi uma experiência que nos ajudou na aprendizagem e nós gostamos muito!”
Raquel e José Manuel: “Achamos esta actividade experimental útil e muito interessante.”
Daniel, Nuno e Paula: “Achamos esta experiência maravilhosa porque podemos ver mais um pouco do peixe.”
Laura, Leandro e João: “ Achamos a aula muito divertida e interessante porque aprendemos mais sobre o sistema respiratório dos peixes”.
António, Inês Borges e Inês Ribeiro: “Achamos que foi muito útil para a nossa aprendizagem.”
Anabela, Ricardo e Inês Santos: “Nós gostamos muito do que vimos, pois aprendemos muito!”

Sem comentários:

Enviar um comentário